Álbuns surpresa, canções número um sobre amor próprio e extravagância, indicações à premiações cinematográficas, clipes mais assistidos mundialmente e recordes quebrados: se fez história em 2014, há uma artista feminina por trás disso.
Apesar de ter revelado hits de cantores masculinos como Pharrell Williams, Sam Smith e Ed Sheeran, 2014 foi dominado por mulheres, estreantes e veteranas. Confira abaixo as artistas que fizeram parte desta revolução no cenário da música no último ano:
Beyoncé
Maior Impacto: Álbum visual "BEYONCÉ".
Motivos: Indicação ao Grammy de Álbum do Ano, incluiu um discurso a favor do feminismo na faixa "***Flawless (Feat. Chimamanda Ngozi Adichie)", comercializou mais de cinco milhões de unidades mundialmente e lançou canções que se inseriram no vocabulário do público em geral ("surfboard", "I woke up like this").
Katy Perry
Maior Impacto: "Dark Horse (Feat. Juicy J)"
Motivos: Clipe mais assistido do ano mundialmente, chegou à primeira posição do iTunes norte-americano sem divulgação alguma, indicado ao Grammy de "Melhor Performance de Pop por um Duo ou Grupo".
Iggy Azalea
Maior Impacto: "Fancy (Feat. Charli XCX)"
Motivos: Número um na parada Hot 100 por sete semanas, indicado ao Grammy de "Gravação do Ano", levou o álbum "The New Classic" à terceira posição da lista de discos da Billboard, eleita a canção do ano pela publicação.
Charli XCX
Maior Impacto: "Boom Clap"
Motivos: Passou várias semanas no top 10 da Billboard, promoveu o filme "A Culpa É Das Estrelas", foi o single mais bem-sucedido da carreira da britânica, levou o álbum "SUCKER" (eleito pela revista Rolling Stone o melhor disco de pop do ano) a ser lançado no mercado mundial.
Ariana Grande
Motivos: Carro-chefe do álbum número um "My Everything", alcançou a segunda posição da Hot 100, além de chegar ao topo da parada britânica, preparou o terreno para dois outros hits consecutivos, "Break Free (Feat. Zedd)" e "Love Me Harder (Feat. The Weeknd)".
Jessie J
Maior Impacto: "Bang Bang (Feat. Nicki Minaj, Ariana Grande)"
Motivos: Uniu três das artistas mais populares do ano em uma faixa, fez parte do top 5 histórico na Billboard alcançando o pico na terceira posição, uma das parcerias mais aclamadas pelos críticos internacionais, sendo indicada a um prêmio Grammy.
Nicki Minaj
Maior Impacto: "Anaconda"
Motivos: Quebrou o recorde de visualizações da VEVO em 24 horas, estreou em segundo lugar na parada de singles americana, indicada ao Grammy de "Melhor Canção de Rap".
Meghan Trainor
Maior Impacto: "All About That Bass"
Motivos: Lançou a carreira da americana, reinou a parada de singles Hot 100 pelas oito semanas em que artistas femininas dominaram o top 5 da lista, candidata aos gramofones de "Canção do Ano" e "Gravação do Ano".
Taylor Swift
Maior Impacto: Álbum "1989"
Motivos: Vendeu 1.2 milhões de unidades em uma semana (mais de 600 mil cópias em um dia), tornou-se o disco mais vendido do ano, passa, até o momento, seis semanas no topo da Billboard 200, revelou o sucesso "Shake It Off", que recebeu duas indicações ao Grammy e integrou o top 5 histórico.
Lorde
Maior Impacto: "Yellow Flicker Beat"
Motivos: Promoveu a trilha sonora do filme "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1" da qual a cantora, de apenas 18 anos, foi curadora, e recebeu indicação ao Globo de Ouro, além de ser uma das concorrentes a ser nomeada para um Oscar.
Lana Del Rey
Maior Impacto: Disco "Ultraviolence"
Motivos: Estreou na primeira posição da parada de álbuns da Billboard e também foi número um na lista britânica. Lançou singles de sucesso como "West Coast", e inclui o líder do The Black Keys, Dan Auerbach, na produção do material.
St. Vincent
Maior Impacto: Disco "St. Vincent"
Motivos: Quarto material de inéditas da americana, foi eleito o Álbum do Ano por duas publicações, como o prestigiado The Guardian, e foi composto inteiramente pela artista. Recebeu uma indicação ao Grammy, de "Melhor Álbum Alternativo".
Sia
Maior Impacto: "Chandelier"
Motivos: Indicado aos Grammys de canção, gravação e clipe do ano, carro-chefe do álbum número um "1000 Forms Of Fear", passou várias semanas no top 10 da Billboard Hot 100.
Enviar um comentário